terça-feira, 6 de novembro de 2012

Todo estudante de Letras sabe o quanto é difícil os estágios que temos que fazer durante nossos estudos. Principalmente os estágios supervisionados, onde os professores destas disciplinas estarão observando nossas aulas, mas eles também nos dão várias dicas importantes para que possamos aplicar em sala de aula. As oficinas em sala de aula são uma boa saída para aplicarmos na nossa vida profissional, pois nossos alunos acabam aprendendo com mais facilidade o que desejamos passar.
Para o ensino de língua portuguesa podemos fazer uma variedade de oficinas que trabalham desde a produção textual até a ortografia de nossos alunos.
 Veja exemplos de algumas oficinas que você pode aplicar durante seus estágios:

OFICINA: COMPLETANDO A FÁBULA “A LEBRE E A TARTARUGA”
Conteúdo: fonemas e ortografia
Objetivo: preparar o aluno para compreender as questões fonológicas e ortográficas a fim de que ele possa identificar o uso adequado das letras.
Metodologia: dividindo a sala em grupos, entregamos uma folha com a fábula para ser preenchida as lacunas com as palavras adequadas, e aquele que o fizer primeiro e correto, vence.
Recurso: papel e cola
Avaliação: esta oficina pode ser aplicada não só com alunos da alfabetização, mas também com aqueles que já detêm maior domínio da linguagem, em que é possível pedir a modificação da moral e ainda uma textualização, uma vez que eles mesmos podem preencher as lacunas com aquilo que lhe parece mais conveniente.

OFICINA DE MÚSICA
ASSUNTO:Música

CONTEÚDO:Conceito de música; características da música.

OBJETIVO:Produção de gêneros diversos.

PROCEDIMENTOS:Divida a sala em grupos; em seguida, distribua o material para cada grupo (letra das músicas);explicar sobre o que seria música, bem como suas características; escutar as músicas com os alunos acompanhando a letra pelo material dado; comparar as letras das duas músicas com os alunos; em seguida fazer atividade e, posteriormente, correção.

AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados no momento da apresentação das atividades (produção de uma carta).

RECURSOS DIDÁTICOS: Aparelho de som; CD; folha de papel de ofício.

                                      OFICINA PARA TREINO ORTOGRÁFICO
 Bingo ortográfico

Material:Folha A4;  dicionário; saco de pano ou caixa para colocar as palavras;tesoura; brindes para premiação

Procedimentos: Dobrar a folha de papel A4 ao meio até que sejam marcados 16 retângulos. Esta será a cartela do bingo




















Listar 40 palavras que possam oferecer dificuldades ortográficas. A turma procura no dicionário e faz esse levantamento no quadro. Escrevê-las em fichas de papel e colocá-las numa caixa ou saco para sorteio.
Na cartela do bingo, cada aluno escolhe 16 palavras dentre as 40 e as escreve nela.
Estabelecer com a turma quem será o vencedor (aquele que preencher toda a cartela ou apenas uma linha).
Sugestão: as palavras sorteadas poderão ser utilizadas na produção de um pequeno texto.
  2-Boliche ortográfico
Material:Folha A4; dicionário;6 garrafas pet (para que elas não caiam com facilidade, colocar cerca de três dedos de água em seu interior);bola de meia; tesoura; brindes para premiação.

Procedimentos: Embaixo de cada garrafa, colocar dígrafos em fichas soltas que representem  dificuldades observadas na turma.
·       Dividir a sala em 4 ou 5 grupos e escolher um representante de cada um. Ele será responsável pelo arremesso da bola e pelo recolhimento das fichas.
           Marcar a distância em que a bola será arremessada.
                 Após  a queda da(s) garrafa(s), um membro do grupo escreverá, no prazo de 10s, o máximo de palavras que tenham o (s) dígrafo(s) exposto(s). O grupo ajuda a lembrar essas palavras.
             O líder recolhe a folha do grupo adversário para verificar no dicionário a correção ortográfica e a contagem dos acertos.
               3- Roleta ortográfica
      Material: Folha A4; dicionário; tesoura;brindes para premiação; papelão;rolha de cortiça e clips ( usá--lo aberto).
Procedimento: Montar um relógio num papel grosso e afixar nele dois ponteiros que serão movidos pelo professor; os números dos ponteiros são substituídos por dígrafos ou por alguma outra dificuldade ortográfica; à medida que o professor for rodando os ponteiros, o grupo terá de escrever o maior número possível de palavras.
         4- Dominó ortográfico:
            Material:  EVA de duas cores diferentes; lista de 10 palavras oxítonas, 10 paroxítonas e 10 proparoxítona; brindes para premiação.

     Procedimentos: Recortar o EVA em retângulos. Dividi-lo ao meio com um traço e escrever em um lado “oxítona” (10 vezes), “paroxítona” (idem) ou “proparoxítona”(idem) e do outro uma das palavras listadas. Ter atenção quanto ao número de vezes que essas palavras aparecerão. Serão montados dois dominós distintos, cada um de uma cor.
        Dividir os alunos em dois grupos para que possam montar o seu dominó Cada grupo ficará com uma cor. Vencerá aquele que conseguir montar primeiro uma sequência correta.

Oficina Horóscopo
CONTEÚDO:Horóscopo

OBJETIVO:Trabalha a produção textual e a coesão

PROCEDIMENTOS:Distribuir papéis com os nomes dos signos em sala; depois cada aluno escreve sobre o signo do dia

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados de acordo com suas respectivas produções

RECURSOS DIDÁTICOS: Folha de papel ofício; caneta.

OBSERVAÇÕES:Para ser trabalhada no Fundamental e Médio.

Dicas:Pode-se levar para a sala de aula o horóscopo do dia; fazer, ainda, um gráfico na sala para saber qual o signo predominante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário