quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Atividades Colaborativas uma boa maneira de ensino.

O que podemos fazer para que os nossos alunos possam aprender mais? Essa deve ser uma dúvida do profissional de Letras, pois temos muito conteúdo para ser ministrado e, às vezes, pouco tempo para exercitarmos com nossos alunos. Devemos fazer atividades individuais ou em grupo entre eles? Sabemos que com o avanço tecnológico hoje temos várias maneiras de aprimorarmos os conhecimentos de nossos alunos e o desenvolvimento cognitivo pode obter mais êxito quando criança e adulto estão inseridos em um contexto coletivo de aprendizagem. Então cabe a escola ampliar esse horizonte entre alunos e professores. Dessa maneira, surge um ponto primordial para o ensino que é fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos através de seu conhecimento prévio. Dessa maneira surge o que entendemos como aprendizagens cooperativas. O professor tem um papel muito importante nesse processo de aprendizagem pois são os grandes incentivadores da autorregularão e do autoconhecimento. Assim, os alunos deixam de ser meros receptores de conhecimento e passam a investigar até, por si mesmo, encontrar o que buscam. Vygotsky criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal e o define como "a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível superior de desenvolvimento potencial, determinado pela resolução de problemas sob orientação de um adulto ou em colaboração com pares mais capazes". Ele nos diz que o aluno é capaz de produzir conhecimento junto com os outros alunos e esse desenvolvimento chega a ser melhor do que aquele produzido sozinho. Atualmente, os seguidores de Vygotsky nos mostram que essa teoria da Zona de desenvolvimento de aprendizagem mostram que as atividades realizada em grupo tem trazido resultados bastante satisfatórios. Na escola, podemos trabalhar diversas atividades em grupo para que possamos atingir a aprendizagem como oficinas, viagens, visitas e até mesmo o uso de mídias digitais.

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